O projeto “Cancioneiro Auta de Souza por Glorinha Oliveira” surgiu do desejo do professor Cláudio Galvão de eternizar a obra deAuta. Esse desejo, que vem desde os anos 1980, resultou na compilação de 18 partituras da poetisa, em um livro intitulado “Cancioneiro de Auta de Souza”, lançado em 2000. Na busca de apoio para transformar o livro em CD, o professor Cláudio Galvão apresentou o projeto ao Morada da Paz que, dentro de sua filosofia de resgate da memória cultural, abraçou o projeto e fechou o patrocínio por meio da Lei Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal.
O projeto contempla uma reedição digital do livro do professor e a gravação de nove das 18 poesias na voz de Glorinha Oliveira, a eterna estrela do rádio potiguar. Além de distribuir mais de 1.000 cópias do CD gratuitamente entre diversas instituições, o projeto também oferecerá à população a possibilidade de fazer o download gratuito de todo o material produzido no site. Por enquanto, já é possível conferir todas as informações sobre o projeto, a história das duas artistas e, em breve, baixar as músicas e assistir ao documentário produzido sobre o projeto, com depoimentos da própria Glorinha de Oliveira, além de músicos e personalidades representativos da cultura nordestina.
No dia em que completa 90 anos de idade, a grande estrela do rádio potiguar Glorinha Oliveira será a protagonista do show “Memórias de Glória, 90 anos de história”, a ser realizado no dia 27 de novembro de 2015, no Teatro Riachuelo, em Natal. O show faz parte do projeto “Cancioneiro Auta de Souza por Glorinha Oliveira”, que está resgatando a memória da poetisa Auta de Souza e sua obra, com a produção de um CD com poemas musicados na voz de Glorinha Oliveira. A iniciativa conta com patrocínio do Morada da Paz, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. O espetáculo terá entrada gratuita e está marcado para 20h30.
No repertório do show, Glorinha Oliveira apresentará quatro dos nove poemas musicados contidos no CD do projeto, que terá distribuição gratuita, além de músicas das décadas de 1940 e 1950 que marcaram a sua carreira. A apresentação contará ainda com as participações especiais de Khrystal, Dodora Cardoso, Bruna Hetzel, Joca Costa, Katarina Gurgel, Aécio Queiroz e Silvana Martins. Na ocasião, será gravado um DVD do evento.
Os arranjos dos poemas musicados (ou “modinhas”, como eram chamados) foram desenhados respeitando os instrumentos da época em que as músicas foram compostas. Violões, violas, bandolim, cavaquinho, violino, cello, contrabaixo e flauta dão o tom das melodias que ganham ainda mais brilho na voz de Glorinha Oliveira. Além das músicas, o CD Cancioneiro conterá mais nove poesias declamadas pela jornalista Margot Ferreira, pela atriz Quitéria Kelly e pela cantora Khrystal.
O primeiro lote de ingressos gratuitos será disponibilizado entre os dias 14 e 20 de novembro e a reserva será feita de forma online. As pessoas deverão acessar o site do projeto e preencher o formulário com seus dados. Será permitido reservar até dois ingressos por CPF. A retirada dos ingressos será realizada entre os dias 21 e 24 no Morada da Paz da Rua São José, em Natal, no horário das 14h às 18h. Haverá ainda um segundo lote de ingressos que será entregue no dia do show, na bilheteria do Teatro Riachuelo, mediante apresentação de CPF e também com o limite de dois ingressos por pessoa.
Show “Memórias de Glória, 90 anos de história”Hoje estou gozando a vida na Redinha… Chega um choro, clarineta, violões, ganzá, numa série deliciosa de sambas, maxixes, valsas de origem pura, eu na rede, tempo passando sem dizer nada.
Diva da era do rádio potiguar, estrela da Rádio Poti na década de 40, Glorinha foi apelidada de Rouxinol por Assis Chateaubriand devido sua voz doce e versátil.
Diva da era do rádio potiguar, estrela da Rádio Poti na década de 40, Glorinha foi apelidada de Rouxinol por Assis Chateaubriand devido sua voz doce e versátil.
Diva da era do rádio potiguar, estrela da Rádio Poti na década de 40, Glorinha foi apelidada de Rouxinol por Assis Chateaubriand devido sua voz doce e versátil.
Diva da era do rádio potiguar, estrela da Rádio Poti na década de 40, Glorinha foi apelidada de Rouxinol por Assis Chateaubriand devido sua voz doce e versátil.
O cemitério e crematório Morada da Paz, dentro de sua filosofia de apoio à cultura, está patrocinando um novo projeto para homenagear personagens importantes da história e da música potiguar. Trata-se do projeto “O Cancioneiro de Auta de Souza por Glorinha Oliveira”, que está resgatando a memória da poetisa e da grande estrela do rádio potiguar. Oito poemas de autoria de Auta de Souza – que fazem parte do livro do autor Cláudio Galvão intitulado “Cancioneiro” – estão sendo musicados e interpretados por Glorinha Oliveira, para serem reunidos em um CD, que terá distribuição gratuita.
O repertório do CD será apresentado em um show no Teatro Riachuelo no dia 27 de novembro, em homenagem aos 90 anos de Glorinha Oliveira, com a participação de artistas convidados, quando será gravado o DVD. O projeto conta com incentivo da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal.
As ações que fazem parte da construção do projeto já estão em desenvolvimento e, além do CD, do show e do DVD, está sendo elaborado um documentário com depoimentos da própria Glorinha de Oliveira, além de músicos e personalidades representativos da cultura norte-rio-grandense.